Dança

O estado de Mato Grosso é rico em manifestações culturais enraizadas, como o cururu, siriri e rasqueado, representando a rica cultura popular da região. Embora o município de Nobres conte com grupos reduzidos específicos dedicados a fomentar essas manifestações, é possível identificar o “Grupo de Cururu e Siriri Esperança” que acabou se desfazendo e indivíduos isolados como o senhor Juvêncio mantêm viva a tradição cultural local. Tais expressões, originárias de tradições seculares com raízes indígenas, florescem nas áreas rurais e ribeirinhas, transmitidas oralmente de geração em geração.

Veja um video do grupo de siriri e cururu esperança:

O Siriri e Cururu, folclore autêntico da região pantaneira, são danças vibrantes e expressivas, carregadas de significado cultural. Enquanto o Siriri é uma dança de círculos e fileiras, o Cururu é uma manifestação exclusivamente masculina, envolvendo música, dança e artesanato de instrumentos. O Rasqueado, por sua vez, entrelaça prosa, verso e música, refletindo a identidade mato-grossense e conquistando reconhecimento ao longo do tempo.

A conscientização sobre a importância cultural do rasqueado foi formalizada pela Lei nº 8.203, solidificando-o como símbolo musical de Mato Grosso e preservando suas raízes culturais. Essas manifestações não apenas proporcionam entretenimento, mas também transmitem valores e tradições que enriquecem a identidade cultural da região.

Veja o video de rasqueado com alunos da escola Mário Abraão em Nobres-MT:

Feito com muito 💜 por go7.com.br